INTRODUÇÃO
A história de uma sociedade é representada pelo bem Cultural que possui por isso o Patrimônio Cultural não é somente o conjunto de bens imóveis, representados por monumentos e edifícios, ele também é constituído por bens materiais e não materiais, tudo que se refere à identidade, à ação, à memória de uma sociedade.
É de suma importância que a identidade de um povo seja preservada, e para isso é necessário que haja memória, pois é ela que armazena as informações, conhecimentos e experiências, tanto em nível individual, social ou coletivo. A memória é o elemento essencial da identidade.
A política cultural de um país é muito importante para a preservação de sua memória, pois ela, numa linguagem simples, é o conjunto de normas que orientam a ação dos poderes: federal, estadual e municipal e da sociedade para a vida cultural, levando em conta as diferentes identidades que existem na sociedade brasileira.
A política de preservação deve ser democrática. Por isso não devemos preservar só os monumentos e objetos que simbolizam o poder, pois, para a maioria da população, eles não têm significado. A população não se identifica com eles. Eles não representam a memória coletiva que é constituída com marcas importantes do dia-a-dia da maioria da população.
Todas as manifestações culturais do homem devem ser preservadas, tais como as construções históricas, paisagens, móveis, gravuras, músicas, uso e costumes, etc. A identidade cultural de um povo é o alicerce para o sentimento nacional, para consciência de classe, para fortalecimento étnico, para a luta das minorias.
É obrigação de todos preservarem o Patrimônio Cultural, pois assim estamos guardando a identidade e a memória de um povo. O que mantém viva a cultura de uma sociedade é sua força, criatividade, orgulho e consciência.
O “como preservar” está intimamente ligado à educação. É com a conscientização da sociedade que desenvolvemos a sensibilidade diante da importância dos bens culturais. Esse processo educativo envolve pesquisa e deve ser democrático.
Conhecendo nossa memória, resgatando nossa identidade cultural, estamos exercendo nosso direito de cidadãos. E para isso ela deve estar preservada, mantida. O passado é algo difícil de “guardar”, pois é difícil conciliar o progresso, a modernidade com a preservação do passado.
A conservação de patrimônio deve fazer parte da rotina escolar, e através desses conhecimentos, alunos e sociedade devem adquirir o hábito de conhecer e visitar museus, monumentos, arquivos e bibliotecas para compreenderem a sua importância, seu valor cultural e os transmitirem a gerações futuras. Com isso, também deixaremos de ser conhecidos como um “país sem memórias”, expressão bastante atribuída ao Brasil, onde não fomos educados para visitar museus, praças, monumentos, tendo assim não só uma visão histórica, mas também uma forma de lazer.
Portanto, devemos oportunizar espaços que venham proporcionar o resgate da memória cultural e consequentemente desenvolver uma consciência de preservar e valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Ceará-Mirim/RN, cuja escola com seus registros e espaço de conhecimento contribui para a efetivação desta memória.
JUSTIFICATIVA
Os conceitos e pré-conceitos sobre os seres ou as coisas concretas passam por uma imagem que fazemos delas, e esta imagem é veiculada através da linguagem. É ela que possibilita ao homem conceituar as coisas e aprofundar o conhecimento sobre as coisas, a natureza e as relações sociais. Neste sentido, a cultura e memoria de um povo, os seus costumes e sua autonomia estão intimamente ligados a seus feitos e bravuras, que são registrados pela história.
A busca de desmistificar os conceitos sobre a terra que vive perpassa pela oportunidade de conhecer a história regional e local e faz parte da construção da cidadania. Assim, a escola precisa assumir a sua função social na formação da construção de valores, e para isso é imprescindível que favoreça o acesso a informações na construção do conhecimento formal.
Este projeto busca oportunizar o resgate da memória histórica e cultural de Ceará-Mirim que enriquece as terras potiguares e enaltece o Estado do Rio Grande do Norte reconhecendo e exaltando os grandes intelectuais que fizeram e ainda faz renome mundo a fora.
Dentre os grandes intelectuais da terra temos poetas, escritores, músicos e idealistas que realizaram sonhos e fortaleceram a história desta região. Nesta perspectiva resgatar a memoria cultural no espaço escolar favorecendo a interação dos conhecimentos na busca de proporcionar um ensino público de qualidade.
OBJETIVOS
Geral
- Conhecer e resgatar a cultura e a arte de Ceará-mirim;
- Conscientizar os alunos sobre a importância da memória histórica e cultural de Ceará-Mirim.
Específicos
- Conhecer os bens que fazem parte do Patrimônio Histórico e Cultural de Ceará-Mirim/RN;
- Oferecer à comunidade escolar, através de atividades lúdicas e produções criativas o contato com a história e cultura local;
- Ampliar o conhecimento sobre a história cultural de Ceará-Mirim;
- Conhecer os artistas e as obras que fazem parte da historia de Ceará-Mirim.
- Desenvolver a habilidade de produção textual.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- CONTEÚDOS CONCEITUAIS (relacionados a todas as áreas do conhecimento).
LÍNGUA PORTUGUESA
- Linguagem oral e escrita;
- Textos informativos e narrativos;
- Leitura, interpretação e produção textual;
- Estudo gramatical e ortográfico na língua normativa e interativa.
- Literatura de Cordel.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Exercitar a linguagem escrita e oral através das oficinas de língua portuguesa;
- Conhecer e praticar habilidades relacionadas à comunicação (montar mural, cartazes, fazer listagens, legendas, produzir textos orais e escritos);
- Compreender as propostas realizadas e os encaminhamentos para efetivação dos trabalhos;
- Valorizar a história de Ceará-Mirim buscando resgatar as tradições históricas e culturais de um povo;
- Conhecer os artistas locais, suas obras e sua importância na formação cultural da sociedade ceará-mirinense.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
· Valorização da linguagem como instrumento de comunicação pessoal e sociocultural;
- Participação nas atividades propostas;
- Conscientização da importância na preservação do patrimônio cultural de um povo;
- Respeito às regras e normas de convivência em sala de aula;
- Comprometimento com as oficinas e atividades propostas na execução da semana do Município;
- Valorização e respeito a cultura local e suas tradições.
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para execução dos trabalhos os professores irão mediar os conhecimentos orientando os alunos participarem do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentindo, algumas técnicas e recursos podem contemplar a diversidade dos conteúdos trabalhados:
Ø Aulas expositivo-dialogadas;
Ø Conversais informais e estudos direcionados;
Ø Produção de texto, cartazes, mural;
Ø Trabalho com filmes e músicas que tratam da temática;
Ø Palestras para alunos e pais;
Ø Exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos;
Ø Trabalho com o livro didático;
Ø Atividades xerografadas;
Recursos: cartolina, papel madeira, tesouras, pincéis atômicos, giz de cera, lápis hidrocor, tinta guache, papel A4, livro didático.
Nesta perspectiva, caberá aos:
a) Professores (por área do conhecimento): discutir as questões abordadas para a efetivação do trabalho, assim como valorizar a participação efetiva dos alunos no processo ensino-aprendizagem;
b) A equipe gestora: auxiliar os educadores e alunos na efetivação das atividades contribuindo de forma participativa na valorização das produções das atividades da Escola.
c) aos alunos: estudarem e pesquisarem, participando de forma ativa na produção do seu conhecimento.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do projeto através da observação contínua acerca da participação e entendimento dos conteúdos trabalhados por parte do educandos. O acompanhamento e avaliação do projeto ocorrerão através de:
- Observação e análise das produções dos alunos;
- Acompanhamento do processo de aprendizagem dos educandos, considerando a variedade de produções realizadas;
- Utilização de instrumentos de acompanhamento de aprendizagens, tais como: registros, tabelas, listas de controle de atividades e avaliações periódicas de sondagem;
- Exposições e apresentações de trabalhos produzidos pelos alunos, através das oficinas realizadas.
CRONOGRAMA
DIA | HORARIO | ATIVIDADE | SUGESTÃO | RESPONSÁVEL |
25/07 (segunda) | 08h00min 14h00min 19h00min | Palestra na Estação cultural – | Representação de 20 alunos por turno | Professores Cleido e Eduardo Paulino João Fernandes |
26/07 (terça) | 08h00min 14h00min | Literatura no meio do povo – Roda Literária | Formato de programa de auditório. Perguntas aos artistas feitas pelos alunos; Apresentar a Literatura na Música, no teatro. Convidados: Sigiak (música), Coronel Ananias (repentista); Cresio Torres e Mucio Vicente (teatro); Cosme Lopes (literatura de cordel); Convidados: Vera Lucia Barreto (poetisa). Apresentações dos alunos: 2º Ano – Contos de Fada; 3º Ano – Lendas; 4º Ano – Causos; 5º Ano – Fábulas. | Direção, apoio pedagógico, professores e alunos. |
27/07 (quarta) | 08h00min | Conselho de direito – Seminário sobre Drogas (Gerinaldo) | Levar 08 alunos (04 meninos e 04 meninas). | Professor Gilmar |
28/07 (quinta) | 08h00min | Exposições sobre Ceará-Mirim – Em frente da Prefeitura | Stand Roteiro dos Engenhos. Apresentação: coreografia do Hino. | Professores, coordenação, direção e alunos. |
29/07 (sexta) | Exposição das atividades dos alunos na escola | Apresentar os trabalhos realizados pelos alunos durante a semana do município na escola através de exposições. | Coordenação, professores e todos os alunos. |
ANEXO FOTOGRÁFICO
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| Elione, Adrina Canela e Aldézia na praço Onofre josé Soares na apresentação da literatura no meio do povo |
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| Literatura no meio do Povo - Aluno e Cordelista local Cosme Lopes |
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| Erineide (diretora do Augusto Meira), Adriana Canela, Aldézia e Albério (professores) |
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| Exposição Cultural em Ceará - Mirim |





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